Free Joomla Templates by iPage Hosting

ESA – VICE-CAMPEÃ DE DANÇA ROBÓTICA

A Escola Secundária de Amares, do Agrupamento de Escolas de Amares sagrou-se vice-campeã na categoria de Dança Robótica Júnior B no Festival Nacional de Robótica 2014, que decorreu de 14 a 18 de Maio, na Nave Desportiva de Espinho. Este evento contou com cerca de 600 participantes de várias escolas e universidades de todo o país, distribuídos por várias categorias.

O tema escolhido para este ano foi “Agricultura Familiar”, uma vez que se está a comemorar o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.

Com este tema, a ESAROBOTS pretendeu demonstrar que a agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial; que a agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação equilibrada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais; e que a agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

A equipa que representou a escola este ano, foi constituída por 7 alunos do ensino básico e secundário, entre os quais 4 alunos do curso profissional de técnico de gestão de equipamentos informáticos, e 1 aluno do curso profissional de eletrónica e telecomunicações. Os alunos integrados na equipa participante foram: Francisco Faria, Tomé Macedo, Pedro Freitas, Hélder Rodrigues, Marcelo Azevedo, Marta Cerqueira e Francisca Fernandes, acompanhados pelos professores Luis Bernardino e Fernando Costa.

Esta prova consistiu numa competição dinâmica e interativa, em que os robôs (cenário, eólica, árvore e cesto) foram montados e programados pelos alunos para dançarem ritmicamente ao som da música, seguindo uma coreografia criada pelos elementos das equipas.

Nesta competição, são apuradas as equipas que vão representar Portugal na prova RoboCupJunior Dance, no RoboCup 2014 a realizar na Cidade de João Pessoa, no Brasil.

Toda a escola está de parabénsESARobots