Free Joomla Templates by iPage Hosting

Palestra - A importância da Arqueologia

Na passada quarta-feira, dia 16 de janeiro, as turmas de décimo ano do Curso de Línguas e Humanidades tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra realizada no centro de recursos da Escola Secundária de Amares pela Professora Doutora Maria do Carmo, sobre a importância da arqueologia e os processos sobre os quais se desenvolve. Começou por referir  que a arqueologia é uma ciência social  que estuda as sociedades através dos seus restos materiais, sejam estes móveis, ou não.

A diretora/docente do curso de Arqueologia da Universidade do Minho, Professora Doutora Maria do Carmo Franco Ribeiro mostrou o quão interessante é esta área, e também revelou que a arqueologia era como a medicina porque depois de mexermos num sítio não lhe podemos tocar novamente, pois estaríamos a apagar o passado.

Destacou, também, as etapas que um arqueólogo deve seguir durante a sua descoberta: começando pela pesquisa de campo em que vai ser feita a exploração, logo de seguida recolhem-se os objetos e/ou materiais encontrados que são, depois, analisados em laboratórios ou em bibliotecas. Depois de um processo longo e rigoroso em que o arqueólogo tem que situar aquele espólio no ano ou século a que pertenceu, as anotações daí resultantes são todas escritas em livros que contêm fotos dos locais e dos objetos em causa. Foi demostrado também o tipo de objetos e materiais que os arqueólogos recolhem como por exemplo, armas, instrumentos de trabalho, esculturas, pinturas, moedas, fosseis, vasos, pratos e essencialmente ossos.

Nesta palestra, a Professora Doutora Maria do Carmo revelou-nos a importância da arqueologia e também ficamos a saber como esta disciplina é importante, no nosso presente, pois com ela aprendemos sobre o passado curioso e espetacular que temos. Também fomos desafiados a responder à seguinte pergunta: “Seguirias este curso após esta palestra?” Em suma, esta apresentação foi uma mais-valia, enriquecedora, não só para ficarmos a conhecer a ciência deslumbrante que é a Arqueologia, mas também tomarmos conhecimentos das saídas profissionais dentro da nossa área de estudo. De certo modo, abriu-nos horizontes académicos, que a breve trecho teremos que perscrutar. O tempo voa e de repente, como num abrir e fechar de olhos, vislumbram-se os exames nacionais e com eles a candidatura ao ensino superior.

                                                                      

                                                                  As alunas

                                                      Cláudia Antunes- 10ºF

                                                       Mariana Ferreira – 10ºC