Free Joomla Templates by iPage Hosting

ESARobots conquista os segundo e terceiro lugares no Festival Nacional de Robótica

A ESARobots, do Agrupamento de Escolas de Amares participou novamente no Festival Nacional de Robótica, desta vez com duas equipas, classificando-se em segundo e terceiro lugar na prova de “CoSpace Rescue (secondary)”. Nesta prova foi necessário programar um robô virtual, usando o software CoSpace, para detetar e coletar objetos coloridos, num ambiente delimitado por uma linha amarela e onde existiam obstáculos, armadilhas, zonas para depósito das cores recolhidas, etc. As equipas de Amares destacaram-se entre outras, uma delas com experiência internacional nesta modalidade e uma equipa asiática.

O Festival Nacional de Robótica decorreu em Coimbra, entre 26 e 30 de abril de 2017, e foi promovido pela Universidade de Coimbra e pela Sociedade Portuguesa de Robótica. Neste evento, vários tipos de robôs competiram entre si, decorreu a conferência internacional "IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions" (ICARSC) e uma exposição na área da robótica.

O Software CoSpace foi desenvolvido para o ensino de programação aos iniciantes usando um ambiente gráfico intuitivo e de fácil utilização. Incentiva à evolução da aprendizagem, pois permite a programação em linguagem C# (C Sharp) aos utilizadores mais avançados. Trata-se de um software que está atualmente implementado em instituições de ensino de mais de 34 países incluindo Inglaterra, Alemanha, México, Coreia do Sul e Singapura.

Este evento contou com centenas participantes de várias escolas e universidades de todo o país, bem como participações internacionais, distribuídas por várias categorias e competições.

Com esta participação, a ESARobots voltou a projetar o concelho de Amares a nível nacional, e prova que o projeto TECNESA continua a dar frutos.

A equipa que representou a escola nesta prova, foi constituída por 6 alunos Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos: 3 alunos do 11º Ano, Bruno Silva, Gonçalo Costa e Ruben Almeida e 3 alunos do 12º Ano, João Vieira, Leonardo Araújo e Nuno Brandão. Estes alunos foram orientados pelos docentes Luís Bernardino e Fernando Costa.

Neste evento, são apuradas as equipas que vão representar Portugal na prova RoboCupJunior League, no RoboCup 2017, que se realizará na cidade de Nagoya, no Japão, entre 26 e 31 de julho.

A ESAROBOTS destaca e agradece todo o apoio e ajuda recebidos da parte da Direção do Agrupamento, da Câmara Municipal de Amares, da “SegSil”, da Quinta de Lamoso, da “Phone House”, entre outras empresas locais, bem como de todos os alunos e demais comunidade educativa que contribuiu e participou de forma direta ou indireta com o clube de robótica para o alcance de mais este sucesso, que esta escola junta ao seu palmarés.

O Agrupamento e o concelho de Amares estão de parabéns!