Free Joomla Templates by iPage Hosting

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Notícia com Fotografias

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se anualmente no dia 3 de dezembro no Agrupamento de Escolas de Amares, iniciativa do grupo de educação especial.A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas/alunos.

Tal como em anos anteriores, o grupo de educação especial realizou diversas atividades nos diferentes centros escolares.

No dia 2 de dezembro, o Centro Escolar D. Gualdim Pais e o Centro Escolar de Bouro  Santa Maria receberam a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB) e tiveram oportunidade de experienciar o jogo goalball, desporto adaptado promovido pelos invisuais.

Nos dias 5 e 7 de dezembro, os centros escolares de Vale do Homem, Vale do Cávado, Ferreiros e Caldelas tiveram a oportunidade de visualizar um vídeo e de desenvolver o desporto adaptado Boccia, com o apoio de alguns alunos, em algumas escolas, e do docente de desporto adaptado da EB.

A comemoração deste dia, culminou com uma atividade globalizante que se realizou no sábado, dia 3 de dezembro, em parceria com o Desporto Escolar.

A atividade deu início às 10 horas e prolongou-se até à hora de almoço, no Pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Amares.

Estiveram presentes, os voleibolistas deste Agrupamento, consagrados Campeões Nacionais de 2016 e a Equipa da Associação de Deficientes de Braga (APD-Braga), na modalidade de “Voleibol Sentado”, também reconhecidos Campeões Nacionais de Basquetebol em cadeira de rodas.

Foi uma manhã muito prazerosa, que teve como objetivo potenciar a prática desportiva e a integração dos alunos com necessidades educativas especiais através do desporto valorizando o empenho, o esforço, a dedicação e a superação de obstáculos para alcançar objetivos.

A receção à equipa da APD foi promovida pelo diretor do agrupamento e membros envolvidos que deram uma palavra de apreço e estima a todos os presentes, inclusive aos encarregados de educação. A atividade de desporto decorreu ao longo da manhã com interação entre alunos, membros da APD, professores, funcionários e pais e encarregados de educação. No final da manhã foi proporcionado um lanche convívio entre todos os presentes.

Ressalvaram-se como aspetos positivos o ambiente de partilha e boa disposição; a divulgação de uma modalidade pouco implementada; a integração dos encarregados de educação nas atividades; realização em dia facilitador da participação dos encarregados de educação; lanche convívio; participação da APD e colaboração dos alunos das equipas de Voleibol do desporto escolar.