Free Joomla Templates by iPage Hosting

ESARobots - campeã nacional na categoria de Dança Robótica Júnior B

A ESARobots, do Agrupamento de Escolas de Amares sagrou-se campeã nacional na categoria de Dança Robótica Júnior B no Festival Nacional de Robótica 2015, que decorreu de 8 a 12 de Abril de 2015, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. Este evento contou com cerca de 500 participantes de várias escolas e universidades de todo o país, bem como participações internacionais, distribuídos por várias categorias e competições.

O tema escolhido para este ano foi “Ano Internacional da Luz”, uma vez que este se está a comemorar, por parte da UNESCO. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo, sendo uma oportunidade única para que a humanidade se inspire, se eduque e se una a uma escala mundial.

Com este tema, a ESARobots realizou uma participação abrangente e divertida onde valorizou também o importante papel da reciclagem no nosso quotidiano, e aproveitou a atuação para divulgar o projeto TECNESA, que é um sucesso confirmado desde há muito tempo no agrupamento de escolas de Amares através dos seus cursos profissionais.

A equipa que representou a escola nesta prova, foi constituída por 7 alunos do ensino secundário/profissional: 4 alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, e 3 alunos do Curso Profissional de Eletrónica e Telecomunicações. Os alunos integrados na equipa participante foram: Hélder Rodrigues, Marcelo Azevedo, Diogo Pereira, Carlos Silva, Luís Costa, Ricardo Monteiro e André Sousa, acompanhados pelos docentes Luís Bernardino e Fernando Costa.

Esta prova consistiu numa competição dinâmica e interativa, em que os robôs (humanóide, computador e impressora) foram montados e programados pelos alunos para dançarem ritmicamente ao som da música, seguindo uma coreografia criada pelos elementos das equipas.

Nesta competição, são apuradas as equipas que vão representar Portugal na prova RoboCupJunior Dance, no RoboCup 2015 a realizar na cidade de Hefei, na China.

A equipa destaca e agradece todo o apoio e ajuda recebidos da parte da Direção da Escola, da Câmara Municipal de Amares e empresas locais, bem como de todos os alunos e demais comunidade educativa que contribuiu e participou de forma direta e indireta com o clube de robótica para o alcance de mais um sucesso, que esta escola junta ao seu palmarés.

Nacional de robotica