Free Joomla Templates by iPage Hosting

Auto da Barca do Inferno

Sendo o texto dramático uma rubrica do programa de Português do 9.º ano de escolaridade, os professores desta disciplina entenderam revestir-se de forte interesse pedagógico para os alunos a deslocação a Braga para assistirem a uma encenação da obra Auto da Barca do Inferno, do grande dramaturgo português Gil Vicente.


Deste modo, e no sentido de motivar os alunos para o texto dramático / Gil Vicente, de potenciar a compreensão das implicações na encenação de um texto, de proporcionar o contacto com o meio teatral e de educar para as Artes, no dia 21 de janeiro, os alunos do 9.º ano partiram rumo ao Theatro Circo, onde desfrutaram da oportunidade de conhecer e apreciar o espaço interior do edifício, enquanto esperavam o início da representação.

Este espetáculo teatral convocou os elementos contextuais necessários para a compreensão da obra, detendo-se, fundamentalmente, na interpretação do texto para nele os alunos detetarem os recursos linguísticos utilizados pelo autor com que nos apresenta a perspetiva crítica da sociedade do seu tempo, através da ironia, do cómico e do burlesco, recorrendo a uma metáfora. Além disso, despertou o interesse e prendeu a atenção de todos os participantes ao permitir uma leitura alternativa da obra e ao focar aspetos da atualidade.

Terminada a magnífica representação teatral, alunos e professores dirigiram-se para os autocarros a fim de regressarem à escola.