Free Joomla Templates by iPage Hosting

Apoio Psicossocial aos Sem-abrigo do Porto

No passado dia 23 de maio, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial realizaram uma campanha de Apoio Psicossocial aos sem-abrigo do Porto, no âmbito das disciplinas de Psicopatologia Geral e Comunidade e Intervenção Social, em colaboração com o Clube da Solidariedade e do Voluntariado da Escola Secundária de Amares e os Missionários Combonianos da Maia.

Nesta ida aos sem-abrigo, sentimos um misto de emoções, como tristeza por ver uma enorme quantidade de pessoas a viver naquelas condições, mas acima de tudo, uma parte de nós sentiu-se realizada por poder ajudar quem realmente necessita da nossa ajuda.

Aprendemos muitas coisas, vimos um lado obscuro do nosso país que não estamos, de todo, habituados a ver. Mas também aprendemos que não devemos julgar o livro pela capa. Todos foram muito simpáticos e muito educados. São pessoas humildes com quem tivemos conversas bastante profundas, que nos fizeram refletir sobre a vida.

Mas o melhor agradecimento, sem dúvida alguma, foi deixar aquelas pessoas com um sorriso na cara, saber que fizemos a diferença na vida delas. Foi uma experiência extremamente enriquecedora, onde aprendemos bastante sobre as dificuldades da vida, e que devemos de agradecer por tudo o que temos, pois vimos pessoas que não tinham absolutamente nada.

Depois desta longa noite sentimo-nos realizados, completos, prestáveis e felizes por nos ter sido possível melhorar o dia de muitas pessoas e ver um sorriso no seu rosto. Este foi o melhor agradecimento que poderíamos receber.

Gostaríamos de repetir esta experiência. Aconselhamos a que todos a vivenciassem pois, ver aquela realidade, é algo que muda por completo o nosso pensamento.

Por último, gostaríamos de agradecer ao Agrupamento de Escolas de Amares, à Câmara Municipal de Amares, ao professor Dino e, em especial, ao Padre Jorge e à Susana, dos Missionários Combonianos da Maia, por todo apoio na realização da atividade.

Ver noticia e fotografias